pH-Metria Esofágica
Exame realizado através de uma sonda ultrafina com introdução da mesma através da cavidade nasal, precedida de anestesia local com lidocaína gel a 2%. Esta sonda é introduzida até cerca de 5cm acima da borda superior do esfíncter esofágico inferior, cuja localização deve ser realizada através de manometria esofágica prévia.
A sonda possui dois sensores detectores de valores de pH, uma em cada extremidade. Esta sonda fica fixada à cavidade nasal do paciente sob auxílio de uma fita microporosa e a outra extremidade desta sonda, conectada a um registrador de pH, que permanece dentro de uma pequena bolsa do tipo tiracolo, para que o paciente mantenha-a consigo para o registro do pH-esofágico num período de 24 horas.
Suas indicações são: sintomas de refluxo gastro-esofágico que não apresentam lesões à endoscopia digestiva alta, caracterizar se o refluxo gastro-esofágico do paciente ocorre com mais frequência em pé ou deitado, condição muito importante para orientar o tratamento a ser tomado, avaliar a relação entre os sintomas e diminuição do pH-esofágico e avaliar a eficiência do tratamento clinico ou cirúrgico da doença do refluxo gástro-esofágico.
A sonda é retirada após 24 horas, não é realizado nenhum tipo de sedação e o paciente deve manter atividades habituais durante o exame e após.