Manometria Esofágica
Exame realizado através de uma sonda ultrafina com introdução da mesma através da cavidade nasal, precedida de anestesia local com lidocaína gel a 2%.
Esta sonda é introduzida até o estômago e retirada a cada 1cm para que sejam registradas as pressões em cada segmento. A sonda é dotada de um sistema de perfusão de água em seu interior, que permite registros de pressões, tanto na situação de repouso quanto na da contração, do esfincer esofágico inferior(parte mais inferior do esôfago), do corpo esofágico(parte média do esôfago), esfíncter esofágico superior(parte mais superior do esôfago) e da faringe.
Suas indicações são: dificuldade para engolir de causa indeterminada, obtenção de características esofágicas funcionais sobre a doença do refluxo gastro-esofágico, localização do posicionamento da sonda de pH-metria(exame descrito a seguir), diagnóstico de dor torácica não-cardíaca e avaliação funcional de algumas doenças sistêmicas, como por exemplo, as reumatológicas. O exame dura, no máximo 30 minutos e o paciente pode retornar às suas atividades habituais após.