Endoscopia Digestiva Alta
Exame onde se introduz um endoscópio com diâmetro de 9,2mm através da boca, progredindo-o pela faringe, esôfago, estômago, até a segunda porção do duodeno. Em nosso serviço, os endoscópios são dotados de filtros de luz de altíssima tecnologia, aumentando consideravelmente a acurácia do diagnóstico de lesões visualizadas por este exame. O paciente permanece deitado em uma maca, onde recebe oxigênio via catéter nasal, além de sedação endovenosa para diminuir o desconforto provocado pelo exame em si.
As indicações deste exame são: desconforto abdominal superior(dispepsia), dor torácica ou abdominal, dificuldade(disfagia) ou dor para engolir(odinofagia), sintomas de refluxo gastro-esofágico, sangramento(visível ou não-visível), investigação da causa de algumas anemias, falta de apetite, emagrecimento, pele amarelada(icterícia), vômitos, diarreias crônicas, presença de pólipos, corroboração de lesões identificadas por outro método diagnóstico e seguimento de lesões pré-malignas ou malignas.
Além deste exame ter a capacidade de realizar diagnósticos, pode-se lançar mão deste exame para realização de tratamento, que, em nosso serviço, é realizado o tratamento de úlceras e lesões vasculares, além da ressecção de lesões localizadas no esôfago, estômago e duodeno, quando possível.